Conheça nossos Programas

Seja para acolher ou ser acolhida, o Empathiae tem um Programa para você.

Ouvindo com o Coração

Programa de acolhimento para novos pais de crianças com Trissomia do 21 (síndrome de Down) e outras deficiências,  dando a eles a oportunidade de contato com outras famílias que tiveram a mesma experiência.

O projeto do Instituto Empathiae, “Ouvindo com o Coração”, é formado por um grupo de voluntários, treinados e capacitados, disponíveis 24 horas por dia para ouvir, dividir experiências, solucionar dúvidas e fornecer informações importantes.

Nosso serviço é gratuito e garante a confidencialidade.

Esse programa foi reconhecido com Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade pela Prefeitura de São Paulo.

Cuidando de Quem Cuida

Nós sabemos que o dia a dia da mãe de uma criança com deficiência pode ser extremamente exaustivo. São incontáveis terapias e consultas médicas, em uma rotina que não deixa tempo para que ela possa se olhar e cuidar de si.

A atenção total exigida pelo filho com deficiência a impossibilita de olhar para si mesma, fazendo com que ela perca a autoestima e não se veja mais como pessoa e cidadã capaz de protagonismo social, isolando-se em um mundo à parte.

É necessário que essas mães, que compartilham dessa situação, se encontrem para perceberem que não estão sozinhas, que são parte de um grupo onde têm liberdade de interagir e  de dividir dores e alegrias.

O Instituto Empathiae promove esses encontros semanais para grupos de 10 mães de crianças de até 5 anos de idade. Enquanto as mães participam, os filhos são cuidados por voluntários treinados. 

Mães Que Criam

O Instituto Empathiae trabalha com famílias de crianças com T21 e outras deficiências em situação de vulnerabilidade social, acolhendo e fortalecendo as mães dessas crianças para que possam ver a vida além da deficiência de seus filhos.

Na maior parte das vezes, as famílias são monoparentais femininas, onde as mães, impossibilitadas de trabalhar por conta dos cuidados dos filhos com deficiência, sobrevivem apenas do auxílio governamental (BPC).

O Instituto Empathiae, com a ajuda de oficineiros, capacita essas mães para que possam complementar a renda através da arte, do artesanato, da costura e da culinária e assim se sintam capazes de oferecer uma melhor qualidade de vida para sua família.

Entre Nós

Os motivos que levam a família de um bebê que nasceu com Trissomia 21 (síndrome de Down) ou outra deficiência a se afastar de seus amigos e da família estendida são inúmeros.

Neste programa, o Instituto Empathiae cede espaço e estrutura para que as famílias de crianças com deficiência possam se socializar e se perceberem pertencentes a um grupo de amigos reais, formando uma rede de apoio que pode se acolher para a vida toda.

Fique de olho na nossa programação. É só trazer um prato de doce ou salgado e um suco ou refrigerante e chegar. Será um prazer ter você com a gente!

Mudando o momento do nascer para reescrever histórias

Sua doação ajuda a reescrever histórias e transformar o futuro de incontáveis famílias em busca de outros sonhos para sonhar. Venha sonhar com a gente!

 

Endereço

Rua Éden, 352  – Jardim Dona Sinhá
 São Paulo – SP – CEP.: 05619-000

Whatsapp

+ 55 (11) 98266-3382

Entre em Contato